X

Banho em cães. Mitos e verdades que você precisa saber.

Mitos sobre o banho em cães

Mitos sobre o banho em cães. Vamos abordar este assunto de forma prática e sem preconceitos.

Quem não gosta de ver o seu animal de estimação sempre limpo e cheiroso? No entanto, o tema banho em cães é, em muitos casos, cercado de mitos e que estão distantes da realidade.

Pets precisam de banho

O primeiro deles é achar que assim como os animais selvagens, os pets não precisam de banho. Por isso, muitos acreditam que não há a necessidade de impor esta rotina aos nossos animais.  Engano completo. Lembre-se que os animais selvagens sempre encontram uma maneira de resolver a questão da limpeza. Pode parecer que não funciona, mas se rolando no chão e se esfregando em ambientes que possam ajudar a tirar pequenos objetos e parasitas de seu pelo, eles resolvem o problema. No caso de animais domésticos, o banho é uma questão de necessidade e saúde.

Nossos pets precisam de banho.

Nossos pets não tem os recursos naturais para se manterem limpos. Ao mantê-los em casa, não permitimos que procurem as alternativas para se limparem. Além disso, na maioria dos casos, temos uma rejeição aos odores naturais típicos de casa raça, o que compromete nossa relação prejudicando-os.

Quantos banhos devo dar?

Outro mito é dizer que não se pode dar banho com frequência nos pets. Na verdade, isso vai depender do tipo de pelo e da raça, ou se o animal possui alguma pré-disposição para doenças de pele. Por isso, é importante consultar um profissional sobre esta frequência e os produtos ideais para o banho. Lembre-se também que ao contrário de nós, que temos pouco ou quase nenhum pelo, nossos pets precisam, após o banho, de uma boa seção de secagem. Pelos e pele molhados favorecem a proliferação de microrganismo e aparecimento de odores desagradáveis além de doenças de pele.

A Secagem de animal é de extrema importância

Outra inverdade propagada sobre o banho dos animais está em dizer que compromete o PH da pele. Isso só acontece caso não se use os produtos adequados para a limpeza, como shampoos especiais.

No banho em cães, os ouvidos merecem atenção.

Há ainda um mito de que a água no ouvido pode causar otite. Pode sim… mas esse problema é facilmente evitado tomando os cuidados necessários.  Não jogue água nos ouvidos e durante o banho proteja-os com algodão. A limpeza interna deve ser feita com algodão embebido em produtos específicos para esse fim.

Não deixe entrar água no ouvido.

Estes são apenas alguns exemplos de teorias equivocadas sobre o banho. Na dúvida, é importante buscar informações para que o bem-estar e saúde do animal estejam garantidos.

Classificação
  • Qualidade do Post
  • Aplicação e uso
  • Conteúdo
4.7

Resumo

Se você gostou deste artigo, por favor deixe-nos a sua avaliação.
Utilize as Estrelinhas abaixo.

Você também pode tirar dúvidas, dar sua opinião e acrescentar informações nos comentários abaixo.

Muito obrigado!

User Review
3.5 (2 votes)
Regis de Paula:

View Comments (1)